Òrìṣà Èṣù fumando charuto, por Hérick Lechinski

25/07/2025

Assunto polêmico, mas necessário. E buscando trazer a minha visão e conhecimento para os meus seguidores que resolvi escrever este texto.

Vamos iniciar esta conversa na Nigéria, na Nigéria não é um costume oferecer cigarro ou charuto para o Òrìṣà Èṣù, nem em seus Ojúbọ (locais de culto) e muito menos o Ẹlẹ́gùn (possuído) fumar cigarro ou charuto. Um pouco diferente no Benim que já vemos cigarros sendo oferecidos e queimados nos Ojúbọ do Vòdún Lẹ́gbàá, mas também nunca vi um Lẹ́gbàásì possuído fumando cigarro ou charuto. Aí chegamos em Cuba, sim, lá Eleggua fuma charuto quando possui seus iniciados, na minha visão isso é cultural de Cuba, já que o charuto é algo bastante cultural de Cuba, vide os famosos charutos cubanos. No Brasil não vemos ẸLẸ́GÙN ÈṢÙ (no Candomblé e nem no Batuque) fumando cigarro ou charuto, ahhhhh, mas algumas pessoas vão falar: "o Láàlú de seu Djalma fumava charuto", que bom, respeitamos, mas não podemos ter isso como uma tradição do Candomblé Kétu, ao contrário da Santeria, que é tradição Eleggua fumar charuto.

Mas agora a pergunta, qual o motivo do Òrìṣà ÈṢÙ quando possuir seu Ẹlẹ́gùn fumar charuto?

Não podemos dizer que é um gosto do Òrìṣà ÈṢÙ, porque ele não faz isso nem na Nigéria, hehehehe, seu local de origem, e também não pode ser considerado uma tradição do Candomblé Kétu, se não todos os Ẹlẹ́gùn Èṣù do Candomblé Kétu fariam isso, fumar charuto. Será que isso tem um significado espiritual? Algumas pessoas até podem dizer que a queima do tabaco/fumo purifica o ambiente, mas, isso também não é um mecanismo tradicional de limpeza espiritual utilizado no Candomblé.

Então eu pergunto, qual o motivo do Òrìṣà ÈṢÙ fumar charuto quando possui seus Ẹlẹ́gùn?

Copiarem os costumes de Cuba, ou será que estão possuídos por um espírito/ancestral que gosta de fumar charuto?

Algo para se pensar não acham?

INGLÊS


A controversial but necessary topic. And seeking to bring my perspective and knowledge to my followers, I decided to write this text.

Let's start this conversation in Nigeria. In Nigeria, it is not customary to offer cigarettes or cigars to the Òrìṣà Èṣù, not even in their Ojubọ (places of worship), much less for the elẹ́gùn (possessed person) to smoke cigarettes or cigars. A bit different in Benin, where we already see cigarettes being offered and burned in the Ojubọ of the Vodún Lẹ́gbàá, but I've also never seen a possessed Lẹ́gbàásì smoking cigarettes or cigars. Then we get to Cuba. Yes, there, Eleggua smokes cigars when he possesses his initiates. In my view, this is a Cuban cultural trait, as cigars are a very Cuban cultural trait, as seen in the famous Cuban cigars. In Brazil, we don't see ẸLẸ́GÙN ÈṢÙ (in Candomblé or Batuque) smoking cigarettes or cigars, ahhhhh, but some people will say: "Mr. Djalma's Láàlú smoked cigars." That's great, we respect that, but we can't have this as a Candomblé Kétu tradition, unlike Santeria, where it's the Eleggua tradition to smoke cigars.

But now the question: why does Òrìṣà ÈṢÙ smoke a cigar when possessing his Ẹlẹ́gùn?

We can't say it's a taste of Òrìṣà ÈṢÙ, because he doesn't do it even in Nigeria, hehehehe, his place of origin, and it also can't be considered a tradition of Candomblé Kétu, otherwise all Ẹlẹ́gùn Èṣù of Candomblé Kétu would do this, smoke cigars. Does this have a spiritual meaning? Some people might even say that burning tobacco/smoke purifies the environment, but this isn't a traditional spiritual cleansing mechanism used in Candomblé either.

So I ask, why does Òrìṣà ÈṢÙ smoke cigars when he possesses his Ẹlẹ́gùn?

Are they copying Cuban customs, or are they possessed by a spirit/ancestor who enjoys smoking cigars?

Something to think about, don't you think?

✒️ Hérick Lechinski, Paranaguá, 25 de julho de 2025

📸 Imagem IA, criado por mim do Òrìṣà ÈṢÙ fumando charuto só para ilustrar o artigo, com IA podemos tudo, ou quase tudo, (risos)